Profissões e Produtos


MOINHOS DE ÁGUA

(Clique no sublinhado para ver mais)

Texto extraído do livro de M. Assunção Vilhena, Gentes da Beira-Baixa (Aspectos etnográficos do Concelho de Proença a Nova)

PROFISSÕES

(Clique no sublinhado para ver mais)

Texto extraído do livro de M. Assunção Vilhena, Gentes da Beira-Baixa (Aspectos etnográficos do Concelho de Proença a Nova)

OS RESINEIROS

Ver filme sobre a colheita da resina, no menu fotos e videos

Como era a vida dos resineiros?
A vida dos resineiros era muito dura, levantavam-se por volta das 5h30 da manhã para preparar o almoço e o lanche. Tudo era transportado as costas ou num burrito.
Quais os materiais usados na colheita?
Na colheita da resina são usados vários materiais assim como :
-Caneco,
-Espátula,
-Lata,
-Ferro,
-Raspadeira,
Como era o trabalho dos resineiros?
Fazia-se da seguinte maneira:
Com o ferro dava-se um corte no pinheiro e colocava-se o caneco para aparar a resina. Quando estava cheio com ajuda da espátula deitava-se a resina para dentro de uma lata. No final, com a raspadeira raspava-se o resto da resina que ficava agarrada ao pinheiro. Ao fim do dia entregavam-se ao encarregado o que se tinha colhido e recebia-se o ordenado diário.
O que é a resina?
Resina é uma substancia formada especialmente em canais de resina de algumas arvores como, por exemplo, árvores coníferas.
Qual a finalidade da resina e quais os tipos?
No mercado há vários tipos de resinas, com diferentes funções e tipos de aplicação. A Resina é um composto orgânico derivado do petróleo, que passa de seu estado líquido para o estado sólido.

LAGAR OU LAGAREIRO

É trabalho no lagar ou de lagareiro, em que se mói a azeitona para extrair o azeite

QUEIJO DE CABRA

Queijo de Cabra Feito com leite cru ou pasteurizado, o queijo de cabra pode ser encontrado em diversas variedades de sabor e formato. Geralmente, são produzidos apenas com leite de cabra, porém pode haver mistura com leite de vaca e de ovelha.





CEREJA DAS CORGAS

Cerejas das Corgas Desintoxicam e quase não engordam, são depurativas e diuréticas.
As cerejas ajudam a eliminar toxinas e líquidos, têm muito poucas calorias e contêm fibra, que sacia e combate a prisão de ventre.
A sua temporada começa em finais de Abril e prolonga-se até Agosto. Esta pequena delícia pertence ao género prunus e, dependendo do sabor, pode ser de duas classes, doce ou ácida (também conhecida como amarena).
Como escolher as melhores A cereja é uma fruta que deve ser apanhada o mais madura possível porque, se for apanhada verde, não vai ficando mais doce, como acontece com outras frutas (pêras, bananas, maçãs, etc.). Assim, se comprar cerejas verdes, vão continuar verdes.
As mais carnudas e maiores são sempre as que têm melhor qualidade. Devem estar limpas, com a pele firme, brilhante, inteira e sem golpes nem manchas. Os talos devem ser verdes e frescos, bem presos ao fruto, sem marcas nem bolor no ponto de união entre os dois.
Como conservar Guarde-as no frigorífico sem lavar nem tapar. Desta forma conservam-se sem problemas até duas semanas. Pode congelá-las tal como estão ou submersas numa calda ligeira, apesar das variedades mais escuras serem as que melhor suportam esta técnica.
Lave-as bem. Não basta introduzi-las num recipiente com água. Para evitar intoxicações é preciso lavá-las por baixo da água da torneira, porque só assim é possível remover os vestígios de produtos químicos (fungicidas e antibolor) utilizados para evitar os danos causados por insectos e bactérias e de outras substâncias para melhorar o seu aspecto.


RESINA

Cerejas das Corgas A resina é principalmente utilizada para a produção de aguarrás e pês.
A aguarrás é utilizada para diluir e dissolver tintas e vernizes, em graxa de sapato e lacre. É também juntada a muitos produtos de limpeza devido as suas propriedades anti-sépticas e o seu perfume a pinheiro. O pês é utilizado em cola de papel e na fabricação de sabão, vernizes e tintas e talvez a utilização mais conhecida seja para os arcos de instrumentos musicais de corda como o violino. A vulgar resina de pinheiro era no passado utilizada nas embarcações de vela para as impermeabilizar. Também tem propriedades medicinais: sabe-se que é anti -patogénica (isto é a função principal para o pinheiro) e foi durante anos utilizada para esfoladelas e feridas, como tratamento contra piolhos, misturada com gordura animal para massajar no peito, ou para inalar contra doenças nasais e de garganta. No passado era aplicada em cubos de açúcar ou em mel como tratamento contra parasitas intestinais e remédio geral para tudo. É também um estimulante, um diurético, um adstringente e um anti-espasmódico. (Porém deve-se tomar em conta que o seu vapor pode queimar a pele e os olhos, prejudicar os pulmões e o sistema nervoso central quando inalada e causa insuficiências renais quando ingerida).
Um pinheiro de tamanho médio pode produzir 3-4kg de resina por ano. Os pinheiros produzem a melhor qualidade de resina quando estão em crescimento, por isso, o volume da colheita desce entre Abril e Setembro.